Os 800 sacerdotes dos Seminários Redemptoris Mater da América (Norte, Central e do Sul), juntamente com seus formadores e catequistas itinerantes de seus respectivos países, participaram nesta manhã da Audiência Geral com o Papa Leão, após retornarem de uma missão nas paróquias da Itália, anunciando o Evangelho sem bolsa, sem dinheiro e sem telefone celular.
Na catequese, o Papa comentou a Constituição Apostólica Sacrosanctum Concilium, sobre a Liturgia do Concílio Vaticano II, e convidou os cristãos a viverem a Eucaristia em plenitude, com uma preparação adequada e acolhendo toda a riqueza da Palavra de Deus, graças aos lecionários preparados após o Concílio.
Ao final da audiência, o Papa dirigiu-se aos presbíteros com estas palavras:
“Acolho com carinho os sacerdotes do Caminho Neocatecumenal, provenientes de diversos países. Espero que o oferecimento cotidiano do sacrifício eucarístico seja para vós um sustento no ministério em favor do Povo de Deus.”
Papa Leão XIV
Essas palavras foram recebidas com uma longa e calorosa salva de palmas.



Antes de partirem para a missão, os sacerdotes reuniram-se com Kiko Argüello na “Tenda da Reunião”, em Porto San Giorgio, que os incentivou a irem de cidade em cidade proclamando Cristo:
“Quando proclamais o querigma, anunciais que a natureza divina manifestada em Cristo é esta: Deus ama infinitamente o homem — ainda que seja mau —, ama-o e quer fazer parte dele. Se essa pessoa acredita nisso por um milagre divino, Deus pode habitar nela! Deus deseja estar dentro dela, mas não pode fazê-lo sem a liberdade dessa pessoa, e a única maneira é pedir-lhe isso. Por isso quis salvar o mundo por meio da loucura da pregação, do querigma. Não há nada maior do que proclamar o Evangelho, e por isso dizemos com São Paulo: ‘Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho!'”
Comentando as palavras de Jesus Cristo, quando enviou os apóstolos de dois em dois para proclamar o Reino de Deus: “Quem vos recebe, a mim recebe” , Kiko recordou aos sacerdotes os inícios do Caminho: “É Deus quem faz as coisas; é Deus quem quis que alguém nos recebesse; quem levou o arcebispo de Madri, Dom Casimiro Morcillo, às barracas e depois nos levou às paróquias. É Deus quem guiou o padre Dino Torreggiani — fundador dos Servos da Igreja — a ouvir a catequese em Ávila e a convidar-nos para vir pregar em Roma.”
Diante do desânimo de tantos sacerdotes, causado pela crise de fé, pelas paróquias quase vazias e pela falta de vocações, Kiko lhes disse: “Gostaríamos de levar este novo vento, este carisma para a Iniciação Cristã, a toda a Igreja da Itália. Um dom do Espírito Santo para a Igreja, para ajudá-la. Muitos santos sacerdotes sofrem hoje com a descristianização que se vive atualmente.”



Sem bolsa, sem dinheiro… e sem telefone celular. Como se São Francisco de Assis, São Domingos de Gusmão, Santo Inácio de Loyola e tantos outros santos tivessem se levantado e voltado a caminhar, proclamando o Evangelho. Os bispos e párocos iam visitá-los como sinal de benevolência e amor à Igreja.
Convidando-os a caminhar com a Bíblia e o rosário, Kiko recordou-lhes que “São Luís Maria Grignion de Montfort profetizou que, nos últimos tempos, uma legião de evangelizadores caminharia com uma espada de dois gumes nas mãos: na esquerda, a Bíblia; na direita, o rosário; e percorreriam os caminhos da Europa. São Luís Maria Grignion de Montfort foi um itinerante que anunciou o Evangelho por todo o sul da França, apaixonado pela Virgem Maria. Vós também partireis, caminhando com a Bíblia e o rosário, anunciando o Evangelho na Itália.”






Todos regressaram felizes da missão, tendo presenciado milagres que nem sequer podiam imaginar e consolando tantos párocos que os acolheram. Após participarem da audiência com o Papa, os sacerdotes coroaram esses dias de missão com uma Eucaristia exultante no altar da Cátedra da Basílica de São Pedro, para celebrar a Solenidade de São João Batista. Em seguida, regressaram ao Centro Neocatecumenal de Porto San Giorgio, onde continuaram reunidos com Kiko Argüello até o domingo. Antes, porém, de retornarem às suas paróquias nas diversas nações da América, visitaram a Santa Casa de Loreto, onde celebraram a Eucaristia e confiaram sua missão à Santíssima Virgem Maria.



